Maximo de aulas do professor na turma por dia

Started by Alexandre Franco, January 21, 2023, 12:46:26 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Alexandre Franco

Goataria de saber como faço pra que um professor de apenas um número "X" de aulas no mesmo dia em uma turma

Liviu Lalescu

Please forgive me for writing in English:

I think you can use constraints teachers (or students) activity tag max hours daily. You need to add a tag to each activity.

khemis

Quote from: Alexandre Franco on January 21, 2023, 12:46:26 AMcomo faço pra que um professor de apenas um número "X" de aulas no mesmo dia em uma turma
Olá, Franco
Complementando o que Liviu escreveu, talvez possa ser interessante cadastrar as aulas de forma agrupada.
Digamos que Matemática tenha 5 aulas por semana e a intenção seja que o docente dê exatamente 3 aulas em um dia da semana para certa turma. Uma solução seria cadastrar as aulas com 3 "Divisões" com "Durações" 3, 1 e 1. Desmarque "Consecutivas", se for o caso.
Caso deseje que sejam 3 aulas (ou 3 "períodos" como dizem em certas regiões do país) num mesmo dia e 2 aulas noutro dia; cadastre as aulas com 2 "Divisões" com "Durações" 3 e 2. Desmarque "Consecutivas".
Para forçar que essas "Divisões" não caiam no mesmo dia, insira restrição de tempo do tipo Mín dias entre um conjunto de atividades (Tempos -> Atividades -> Outras(1) -> "Mín dias entre um conjunto de atividades").
Dica: Cuida que ao escolher a restrição acima para muitos professores ou turmas, o horário poderá não ter solução.

Daniel Dal Bó

Oi, Khemis e Liviu.
Eu estou com a mesma dúvida do Alexandre e não consegui resolver com sua dica.
No meu caso, eu preciso que o professor de matemática, por exemplo, que tem 5 aulas, não tenha 3 aulas no mesmo dia. Eu preciso que seja 2 aulas em um dia, 2 aulas em outro, e 1 aula em um terceiro dia.

Eu configurei nas atividades 3 divisões, colocando 2 aulas geminadas na 1ª divisão, 2 aulas geminadas na 2ª divisão e 1 aula na 3º divisão. Eu também configurei que o número de atividades deve ser em 3 dias, pra ver se não colocava 2 aulas (1 atividade) mais 1 aula (1 atividade) juntas no mesmo dia.
O que acontece é que na criação do horário o programa infelizmente coloca 3 aulas no mesmo dia [2 aulas (1 atividade) mais 1 aula (1 atividade) juntas no mesmo dia]. Não consigo achar onde resolver isso.

Espero que você ou outra pessoa nos ajude. 

Liviu Lalescu

Ola, Daniel Dal Bo,

Excuse the English, please:

There are many solutions. One is to raise the constraint min days between activities to 100% (default is 95%). Min 1 days, the 3 activities.

Daniel Dal Bó

Oi, Liviu!

Eu utilizei sua sugestão e deu certo.  ;D

Obrigado!