Main Menu
Menu

Show posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.

Show posts Menu

Messages - khemis

#1
Oi, nanymt
Conseguiste resolver o horário com as sugestões de Liviu?
Usei o teu arquivo mais antigo para testar as sugestões de Liviu. Elas funcionaram direitinho.
Então, se estás ainda usando o modo Manhã-Tarde, vai em Dados -> Professores e clica no nome do(a) docente que precisa trabalhar apenas um turno por dia. Confere a situação: pelo que entendi da tua fala, a situação do docente deve ser marcada como Exclusivo (Marrocos). É só isto, para que um docente trabalhe apenas de manhã ou apenas de tarde.
Se tiveres criado um outro arquivo de horário usando a opção Oficial, serão necessárias criar 5 regras (restrições), uma para cada dia da semana, conforme Liviu mencionou.
#2
Olá, novamente, nanymt
As restrições que colocaste para os docentes no arquivo enviado impedem a resolução. Precisaria "afrouxar" mais. É improvável conseguir que um docente dê suas 20 aulas numa mesma turma em apenas um turno. Mesmo que os outros docentes possam atender à tarde, eles possuem restrições também e geram  conflitos. Conseguiria liberar mais horários para os professores? Quem sabe começa com aqueles com carga horária maior?
Algumas possibilidades:
Em vez de Juliana ficar bloqueada todas as tardes, ela libera uma tarde.
Em vez de Tyego ter apenas duas tardes livres, ele libera 3.
E Kátia? Ela consegue ficar disponível uma tarde?
Estes são 3 exemplos de liberações que ajudam a resolver o horário (arquivo anexo - o horário não foi refinado). Podem não ser as únicas, pois outros professores podem colaborar liberando algumas restrições.
#3
Oi, nanymt
São 4 aulas de manhã e 4 aulas à tarde?
Se for isto, cada turma tem 20 aulas semanais em cada turno, ok? E aí estaria o problema...
Veja o caso de Angélica: ela está com 11 encontros com 2 aulas seguidas. Então, da 21ª até a 24ª ficarão obrigatoriamente no turno da tarde, se não houver conflito com os demais. No entanto, colocaste outras restrições: Clayton só pode dar aulas em 3  manhãs e nada mais. Sem flexibilidade para as suas 12 aulas, todas os demais docentes serão empurrados para 5ª e 6ª, quando possível.
Juliana está com 20 aulas na turma 1ºA. Se ela dá aula somente de manhã, nenhuma outro(a) docente poderá dar aula de manhã. Isto afetará Ranileide. Juliana precisará dar ao menos 2 aulas à tarde, para poder resolver o horário.
Por outro lado, deves rever as restrições de horário que criaste. Angélica, por exemplo, está disponível apenas quinta de mãe e nas demais tardes. Libere-a no turno da manhã, se realmente as docentes só podem dar aulas de manhã.
Jurema só está disponível à tarde. É isto mesmo? Pergunto porque, sendo professora, a restrição que colocaste fará com que ela dê aulas somente à tarde, e não pelas manhãs como disseste ("Detalhe, as professoras só pode dar aula pela manhã"). Algo semelhante acontece com Rosane.
Para poder te ajudar melhor, recomendaria que revesse se as restrições foram marcadas corretamente e nos dar um retorno para podermos encontrar uma solução.
#4
Italian / Italiano / Re: Aiuto!
February 26, 2026, 08:53:43 PM
Ho alcune domande sull'organizzazione delle lezioni nella vostra scuola. Ad esempio:
1) A che ora finiscono le lezioni?
2) Gli studenti hanno una pausa pranzo o un pasto che interrompe le lezioni?
Parte delle mie domande nasce dal fatto che ho notato che gli studenti hanno 30 ore di attività, ma il FET era programmato con 35 ore per ogni lezione. Inoltre, ho visto che gli insegnanti non hanno restrizioni di orario alle 14:00.

(Scusate il mio stile di scrittura, ma ho un livello base di italiano)
#5
No FET, cada divisão de turma é chamada de "grupo" (que também podem ser divididos em subgrupos).
Para a Turma 1A ser dividida:
Passo 1: Dados-> Alunos-> Grupos -> clique uma vez na turma que será dividida em dois grupos, em seguida, no botão Incluir
Na janela que se abre, dê um nome para cada grupo.
Por exemplo, nome= "verde" -> botão incluir; nome= "azul" -> botão incluir.
Passo 2: Incluir as atividades ("aulas").
Enquanto HIS e RED serão associadas à turma 1A, as demais disciplinas e docentes deverão ser associados aos grupos que terão estas aulas (a turma dividida que, no nosso exemplo, é o "verde" e o "azul"). Então, para a figura que enviaste, LAB, INF e ICF poderiam pertencer ao grupo verde, enquanto que POR, ING e IM pertenceriam ao grupo azul.
Em anexo, envio o arquivo para estudares como executei o exemplo acima.
Passo 3:
Opção A) Para que a impressão fique mais próxima da ideia da figura enviada, siga o conselho de Xardeuss (e, na janela que se abre pelo botão Imprimir, certifique-se que esteja selecionado "Turmas" na primeira caixa de seleção).
Opção B) Tem bem é possível com os arquivos gerados em HTML. Vá na pasta em que foram salvos os arquivos html gerados e imprima a partir dali.
Para um exemplo realista, em que dividimos algumas disciplinas das turmas em dois grupos (A e B, em vez de "verde" e "azul") que se revezam, visite:  horário publicado

#6
Olá, ilzinha1
Seja bem-vinda ao fórum.
1 - O que significa o campo "duração" e como ele é utilizado?
Imagine que temos 2 ou mais aulas semanais para uma disciplina (ou "atividade", como usamos mais genericamente). Se colocares Duração = 2, o FET forçosamente deixará estas duas aulas consecutivas (geminadas, unidas). Para duração = 3, as três aulas daquela divisão ficarão consecutivas; e assim por diante. Assim, a "duração" indica quantas aulas ocorrem obrigatoriamente consecutivas em certo dia.
2 - Como devo cadastrar atividades com divisões maiores que 1, de forma que as aulas sejam obrigatóriamente  consecutivas?
Se tiver certeza que as aulas devem ser consecutivas, aumente a duração com os valores indicados na resposta à tua pergunta anterior. Não é uma boa prática, pois o horário poderá ficar insolúvel, se muitas disciplinas tiverem esta exigência (não é uma limitação do FET, mas uma condição que torna o horário insolúvel para qualquer software ou resolução manual).
Geralmente, o FET tenta colocar as aulas como consecutivas, se ele conseguir colocar no mesmo dia. Para o FET saber disto, quando foi cadastrar a disciplina, informe Duração = 1 com tantas divisões quantas forem necessárias para integralizar a carga horária da disciplina, marque a opção "Consecutivas" que aparece logo abaixo de "Mín. dias" e "Peso %". 
3 - Tenho uma atividade com 6 divisões, é possivel que ela seja realizada em 2 blocos de 3 divisões? Se sim, como deve ser realizado o cadastro?
Não sei se entendi bem a dúvida. Imagino que os dois blocos de 2 aulas consecutivas em dias diferentes. Seria isso?
Neste caso, poderia cadastrá-la como uma atividade com "Divisões = 2" e "Duração = 3". Uso este caminho com muita frequência. Mas, como referido antes, é arriscado e uso com muita cautela (quando tenho certeza que não impedirá meu horário). Então, vamos ao modo mais elegante:
Cadastre a atividade com "Divisões = 6" e "Duração = 1". Depois, crie uma restrição para que tenha as 3 aulas consecutivas: Na guia Tempos -> Atividades -> Outras (1) -> Máx. dias entre um conjunto de atividades
Clique nas 3 aulas que aparecerão á esquerda (caixa de Atividades) para que elas apareçam na caixa da direita ("Selecionadas"). Escreva 0 ("zero") para o campo "Máx.dias". Após incluir esta restrição, repita o procedimento para as outras 3 aulas do outro bloco. Isto deverá ser suficiente para o FET resolver o teu horário. No entanto, se tiveres muitas atividades com este tipo de restrição, novamente, terá problemas. O ideal é que vá acrescentando uma restrição por vez e verificando se a geração de horário é possível.
Há outras formas de resolver o problema, mas confirme se entendi corretamente tua dúvida.
[Note que este fórum possui uma sessão para discussões em português]
#7
Vi chiedo di valutare se è possibile ridurre le seguenti restrizioni per tutti gli insegnanti:
1) Numero massimo di ore buche al giorno per gli insegnanti = 2 (nel tuo file appare 1)
2) Numero massimo di ore buche a settimana per gli insegnanti = 6 (nel tuo file appare 5)
Potrebbero essere possibili altre soluzioni, riducendo parzialmente le restrizioni per gli insegnanti (uno per uno o per tutti).
#8
Olá, Jose_Luciano98
Tentei reproduzir o problema, uma vez que os dias da semana estão traduzidos.
Nas minhas tentativas, observei que os dias ficam em inglês na impressão ao trocar o idioma da interface do programa após criar um novo horário. Por outro lado, se a troca de idioma ocorrer primeiro, o problema não deve ocorrer.
Caso não tenhas conseguido resolver o problema com a dica de Liviu, contate-nos novamente, ok?
#9
Oi, mateusmarquesm
Em complementação a Liviu, um passo a passo:
1) Em Dados -> Atividades: Crie duas atividades para esta disciplina. Por exemplo, a turma A terá 6 aulas semanais de matemática com o professor Pitágoras. Então, cria uma atividade com 5 divisões. Cuida para desmarcar a opção "Consecutivas". Em seguida, cria uma outra atividade de matemática para esta mesma turma com 1 divisão apenas. 5 + 1 = 6 aulas.
Este procedimento garantirá que as 5 aulas não ocorram no mesmo dia. Mas falta resolver como impedir a 6ª aula de cair no mesmo dia de uma das 5 primeiras. Então, vem o segundo passo:
2) Em Tempos -> Atividades -> Outras(2) -> Mín de lacunas (horas) entre um conjunto de atividades.
Inclua a restrição de tempo para estas duas atividades de matemática selecionando-as com duplo clique. Elas irão aparecer no quadro à direita como "selecionadas". Finalize o procedimento clicando no botão "Incluir restrição".
#10
Quote from: Alexandre Franco on January 21, 2023, 12:46:26 AMcomo faço pra que um professor de apenas um número "X" de aulas no mesmo dia em uma turma
Olá, Franco
Complementando o que Liviu escreveu, talvez possa ser interessante cadastrar as aulas de forma agrupada.
Digamos que Matemática tenha 5 aulas por semana e a intenção seja que o docente dê exatamente 3 aulas em um dia da semana para certa turma. Uma solução seria cadastrar as aulas com 3 "Divisões" com "Durações" 3, 1 e 1. Desmarque "Consecutivas", se for o caso.
Caso deseje que sejam 3 aulas (ou 3 "períodos" como dizem em certas regiões do país) num mesmo dia e 2 aulas noutro dia; cadastre as aulas com 2 "Divisões" com "Durações" 3 e 2. Desmarque "Consecutivas".
Para forçar que essas "Divisões" não caiam no mesmo dia, insira restrição de tempo do tipo Mín dias entre um conjunto de atividades (Tempos -> Atividades -> Outras(1) -> "Mín dias entre um conjunto de atividades").
Dica: Cuida que ao escolher a restrição acima para muitos professores ou turmas, o horário poderá não ter solução.
#11
Espero que a resposta de Liviu tenha te ajudado (https://lalescu.ro/liviu/fet/forum/index.php?topic=5192.msg28812#msg28812). Qualquer coisa, entra em contato conosco novamente, ok?
#12
Is it about importing data as csv? If so, see this topic: https://lalescu.ro/liviu/fet/forum/index.php?topic=267.0
Also, two links where you can get some tips & tricks:
1) https://docs.zoho.com/sheet/published.do?rid=5uqbs82826bcbecdd444c8669946f8bc9cff0
2) http://www.vimeo.com/6211207

Quote from: ngoctp29121982 on April 29, 2022, 12:30:05 PMHelo
How do I import activities for each teacher in different classes at once?
#13
Oi, Lucas
Veja se as dicas abaixo te atendem. Caso contrário, contacte-nos novamente.
A largura x e altura y podem ser alteradas em th.xAxis e th.yAxis, respectivamente:
th.xAxis {
/* width: 8em; */
width: 18em;
}
th.yAxis {
  height: 18ex;
}
O tamanho 18ex que usei acima provavelmente sejam exagerados. Ajuste o valor conforme necessário.
O valor original /* width: 8em; */ é um exemplo de uso e os sinais /* */ impedem a leitura e execução do estilo entre eles.
____
Alternativamente, para cada linha da tabela, procura por td {
Insere a altura desejada. Por exemplo:
td {
height:10ex;
}
No entanto, se estiver considerando alterar a largura das colunas,
td {
width:20ex;
}
Novamente, os valores 10ex e 20ex são apenas exemplos.
#14
Fico feliz que tenhas conseguido, djm
Quanto ao trabalho manual de cadastrar, ele pode ser reduzido usando planilha disponível em https://g2025.blogspot.com/2019/03/fet.html (discutido em outro tópico: https://lalescu.ro/liviu/fet/forum/index.php?topic=3610.0).
Com os recursos de um editor de planilha (Excel, Calc,..) boa parte do trabalho será reduzida.
#15
Interessante problema, djm
Possivelmente tenhas que trabalhar dois arquivos de horários.
Algumas sugestões:

1º) Caso não seja possível definir para cada turma o horário indisponível de almoço, pode ser que tenha que usar o truque de criar a disciplina "Almoço" e definir regra de horário para que ela ocorra para cada uma das turmas.

2º) 1A a 4B parecem ser de séries iniciais, geralmente com unidocência. Estou certo? Caso os professores que atendem 1A até 4B não sejam os mesmos, tenho duas sugestões.
2º.a) configurar os horários no FET como "aula 1"," aula 2",...; em vez de "09:00" (ou "09:15"),"10:00" (ou "10:15"), etc.
2º.b) dividir cada hora em subgrupos de 15 minutos. Isso seria mais trabalhoso, mas possível. Cada aula teria que ser cadastrada com 4 durações cada (em Dados -> Atividades -> "Incluir atividade") e ainda estabelecer regras de horários de início.

3º) Do segundo ciclo em diante está mais complicado, mas solúvel se não tiveres problemas de distribuição de professores.
Considerando a última versão da imagem que postaste em inglês https://lalescu.ro/liviu/fet/forum/index.php?topic=4874.0;topicseen:

... imagino que haja alguma flexibilidade de horários de início. Assim, sugiro manter início do Ciclo 2 (Group 2) às 08:10 e os demais às 08:35 (em vez de 08:30). Assim, todas essas turmas teriam horários compassados e permitiria dividir cada aula de 50 minutos em 2 com 25 minutos de duração. Caso isso seja possível, reduzirá em muito o trabalho posterior. Naturalmente, cada atividade que antes era tratada como "um tempo" de 50 min, estarão subdivididas em dois (mas, semelhante ao primeiro ciclo, cadastre cada aula com duração "2", em vez de "1", pois sempre ocorrerão aos pares ao seguir esse truque).
Caso isso seja possível, seria relativamente rápido arrumar em software de planilhas o html gerado pelo FET, pois bastaria deletar as linhas pares (que serão repetição das linhas ímpares), reduzindo o tamanho da tabela para depois juntar ao arquivo do primeiro ciclo.
Após gerado o horário, poderia editar o arquivo HTML substituindo os termos "aula..." pelos horários específicos das turmas dessas séries iniciais.

Tive problema semelhante há alguns anos, mas talvez menos complexo porque cada turma estava organizada dentro de um turno apenas, o que reduzia o problema apenas à defasagem de horários. De qualquer forma, tive que fazer alguns ajustes à mão nos arquivos HTML gerado pelo FET:
https://moodle.feliz.ifrs.edu.br/horarios/arquivos/olds/turmas20182.html
https://moodle.feliz.ifrs.edu.br/horarios/arquivos/olds/profs20182.html