Dúvidas relacionadas ao cadastro de atividades

Started by ilzinha1, February 06, 2026, 11:01:42 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

ilzinha1

Olá!!! Comecei a utilizar o sistema a pouco tempo e tenho dúvidas em relação ao cadastro das atividades, poderiam por favor me auxiliar com os seguintes tópicos:

1 - O que significa o campo "duração" e como ele é utilizado?
2 - Como devo cadastrar atividades com divisões maiores que 1, de forma que as aulas sejam obrigatóriamente  consecutivas?
3 - Tenho uma atividade com 6 divisões, é possivel que ela seja realizada em 2 blocos de 3 divisões? Se sim, como deve ser realizado o cadastro?

Agradeço antecipadamente.

khemis

Olá, ilzinha1
Seja bem-vinda ao fórum.
1 - O que significa o campo "duração" e como ele é utilizado?
Imagine que temos 2 ou mais aulas semanais para uma disciplina (ou "atividade", como usamos mais genericamente). Se colocares Duração = 2, o FET forçosamente deixará estas duas aulas consecutivas (geminadas, unidas). Para duração = 3, as três aulas daquela divisão ficarão consecutivas; e assim por diante. Assim, a "duração" indica quantas aulas ocorrem obrigatoriamente consecutivas em certo dia.
2 - Como devo cadastrar atividades com divisões maiores que 1, de forma que as aulas sejam obrigatóriamente  consecutivas?
Se tiver certeza que as aulas devem ser consecutivas, aumente a duração com os valores indicados na resposta à tua pergunta anterior. Não é uma boa prática, pois o horário poderá ficar insolúvel, se muitas disciplinas tiverem esta exigência (não é uma limitação do FET, mas uma condição que torna o horário insolúvel para qualquer software ou resolução manual).
Geralmente, o FET tenta colocar as aulas como consecutivas, se ele conseguir colocar no mesmo dia. Para o FET saber disto, quando foi cadastrar a disciplina, informe Duração = 1 com tantas divisões quantas forem necessárias para integralizar a carga horária da disciplina, marque a opção "Consecutivas" que aparece logo abaixo de "Mín. dias" e "Peso %". 
3 - Tenho uma atividade com 6 divisões, é possivel que ela seja realizada em 2 blocos de 3 divisões? Se sim, como deve ser realizado o cadastro?
Não sei se entendi bem a dúvida. Imagino que os dois blocos de 2 aulas consecutivas em dias diferentes. Seria isso?
Neste caso, poderia cadastrá-la como uma atividade com "Divisões = 2" e "Duração = 3". Uso este caminho com muita frequência. Mas, como referido antes, é arriscado e uso com muita cautela (quando tenho certeza que não impedirá meu horário). Então, vamos ao modo mais elegante:
Cadastre a atividade com "Divisões = 6" e "Duração = 1". Depois, crie uma restrição para que tenha as 3 aulas consecutivas: Na guia Tempos -> Atividades -> Outras (1) -> Máx. dias entre um conjunto de atividades
Clique nas 3 aulas que aparecerão á esquerda (caixa de Atividades) para que elas apareçam na caixa da direita ("Selecionadas"). Escreva 0 ("zero") para o campo "Máx.dias". Após incluir esta restrição, repita o procedimento para as outras 3 aulas do outro bloco. Isto deverá ser suficiente para o FET resolver o teu horário. No entanto, se tiveres muitas atividades com este tipo de restrição, novamente, terá problemas. O ideal é que vá acrescentando uma restrição por vez e verificando se a geração de horário é possível.
Há outras formas de resolver o problema, mas confirme se entendi corretamente tua dúvida.
[Note que este fórum possui uma sessão para discussões em português]

ilzinha1

Olá khemis!!!

Muito obrigada pelo esclarecimento,consegui entender a dinâmica.