Carga Horária Diária

Started by fepoli, September 28, 2020, 11:19:49 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

fepoli

Olá. Me deparei com o seguinte problema. Minha escola tem dois turnos (manhã e tarde)

Eu precisava combinar algumas restrições.

Os professores não podem ter janelas.
Os professores não podem dar mais do que 6 aulas consecutivas.
Os professores não podem exceder 8 aulas diárias.
O professor que der a última aula da manhã, obrigatoriamente não pode dar a primeira aula da tarde pois não dá o horário de almoço.

Como posso arrumar isso?

Liviu Lalescu

Please excuse the English:

For lunch:

1) Either for each teacher add n_days constraints activities occupy max time slots from selection. Activities = all activities of that teacher, selected slots = last of morning and first of evening, max occupied = 2. This will count as a gap, so you need to allow one more gap per day.

2) Add an activity divided into n_days for each teacher, preferred time = last of morning or first of afternoon. This might also generate problems.

3) Use a special custom made version just for you, similar to https://lalescu.ro/liviu/fet/download/custom/poetasandaluces/  . This is not perfectly implemented, but it seems to give perfect solutions in practice.

Please tell me, if a teacher is free in both the last of morning and first of afternoon, does this imply he has a gap?

fepoli

Yes, if he is in the last class of the morning, he must have a gap in the first class of the afternoon.

Liviu Lalescu

Quote from: fepoli on September 28, 2020, 04:03:47 PM
Yes, if he is in the last class of the morning, he must have a gap in the first class of the afternoon.

No, I meant if he has activities both in the morning and in the afternoon, can he be free both the last hour morning and the first hour afternoon? Or this is an illegal extra gap?

Or: how many gaps does he have if he works both morning+afternoon and has free the last hour of the morning and the first hour of the afternoon? Zero gaps or one (illegal) gap?

khemis

fepoli,
Tenho o mesmo problema em duas escolas. Mas as soluções foram específicas para cada uma, devido a um conjunto diferente de fatores.
Vou tentar ajudar, mas possivelmente precisaria de outras informações.
A primeira dúvida: a escola é de turno integral ou há turmas que tenham que vir ao menos uma vez no turno inverso? Se a resposta for não, fica mais fácil:

1) Os professores não podem ter janelas: Tempos -> Professores -> Máx lacunas por dia para todos os professores
Colocar "1", para poder atender a regra geral do intervalo para o almoço.
Havendo professores com carga horária (CH) pequena, que fecham a carga horária em um turno, possivelmente terás que acrescentar regra específica para cada um deles, indicando "Máx lacunas por dia para um professor" = 0, ou definir "Máx jornada para um professor" de modo a atender as particularidades ("4" para docente com CH total 4 na escola, poderia ser uma solução).

2) Os professores não podem dar mais do que 6 aulas consecutivas.
Quantas aulas ocorrem por turno para cada turma?.  Usaria 6, mas é necessário usar o número 7 para "Máx horas contínuas para todos os professores", para atender a situação do almoço). Veja o que é mais adequado para o teu caso.

3) Os professores não podem exceder 8 aulas diárias.
"Máx jornada para todos os professores" = 8 (ou 9, se considerarmos novamente a situação do almoço).
Usa com cuidado. Dependendo da respostas às duas perguntas que fiz, o horário poderá ficar inviável devido à falta de professores no início ou fim de cada turno.

4) O professor que der a última aula da manhã, obrigatoriamente não pode dar a primeira aula da tarde pois não dá o horário de almoço.
Em Dados, cria dois marcadores: "M" e "T" (ou "manhã" e "tarde"). Em "Atividades", informa o turno (marcador) para cada uma delas.
Feito isso, vá em Tempos -> Professores -> Mín lacunas entre marcadores ordenados em par para todos os professores" e coloca primeiro marcador "M" e o segundo como "T", com  Mín de lacunas = 1.
Esse recurso impedirá os docentes de darem aula no final da manhã e no início da tarde. Combinando com as regras acima, não haverá lacuna (janela) de duas ou mais aulas (que é o desejado, pelo que entendi).

Fiz simulação dessas regras usando os dados do arquivo disponível em http://g2025.blogspot.com/2019/03/fet.html e me parece que funcionou. Mas isso dentro de um cenário que imagino esteja acontecendo em tua escola.